Como desinstalar o Internet Explorer 8 no Windows XP

Há algum tempo atrás eu me deparei com uma tarefa que me parecia ser mais uma coisinha corriqueira. Precisava desinstalar o Internet Explorer 8 no Windows XP com o Service Pack 3.

Bem, eu achando que seria a coisa mais simples do mundo, fui até o velho e conhecido Painel de Controle – Adicionar ou Remover Programas e selecionei na lista o ítemWindows Internet Explorer 8.

Mas foi exatamente à partir deste ponto que começaram os meus problemas…

Ao selecioná-lo, o Windows não liberava a função Remover.

Então, resolvi fazer umas buscas, e de acordo com o site oficial da Microsoft, acabei ficando desiludido quando vi a seguinte informação:

Após a instalação do Windows XP Service Pack 3 (SP3), você não pode desinstalar Windows Internet Explorer 7 ou Internet Explorer 8.

Quando você usa o item Adicionar ou remover programas no painel de controle, não há uma opção para desinstalar o Internet Explorer 7 ou o Internet Explorer 8.

Observação Esse problema não ocorre se você instalar o Internet Explorer 7 ou 8 do Internet Explorer após a instalação do Windows XP SP3.

Bem, o problema é que a estação na qual eu precisava desinstalar o IE8 tinha apenas 512mb de memória, e a desinstalação do Service Pack 3 iria acarretar em um tempo muito longo de espera.

Então, fuçando um pouco mais pela Internet, acabei encontrando um outro artigo, também da própria Microsoft que me listava alguns passos a serem adotados, mas que também dizia que teria que desinstalar o SP3.

Foi quando notei, quase no final do artigo, uma linhazinha mágica, linda e maravilhosa, que eu, de teimoso, resolvi testar e…PIMBA! FUNCIONOU!!!!!

Então, sem precisar desinstalar o Service Pack 3, consegui, de forma rápida e eficiente, remover, por completo, o Internet Explorer 8 da estação(e sem ter que instalar nada para isso) e consegui, finalmente, instalar o Interner Explorer 7 nela.

milagre procedimento a ser utilizado é:

Passos alternativos para o Windows XP ou para o Windows Server 2003
Para desinstalar o Internet Explorer 8, siga estes passos:

  1. Selecione e copie cuidadosamente o seguinte comando: %windir%ie8spuninstspuninst.exe
  2. Clique em Iniciar e, em seguida, clique em Executar.
  3. Na caixa Abrir, escreva Cmd.exe e, em seguida, aperte ENTER.
  4. Clique com o botão direito do mouse dentro da janela Cmd.exe e, em seguida, clique em Colar para colar o comando que copiou no passo 1.
  5. Aperte ENTER para poder desinstalar o Internet Explorer 8.
  6. Quando o programa de desinstalação estiver concluído, reinicie o computador.

E pronto!

E está aí como desinstalar o Windows Internet Explorer 8 do Windows XP sem desinstalar o Service Pack 3.

IMPORTANTE: Este artigo contém informações sobre como modificar o Sistema. Antes de modificá-lo, faça um backup e certifique-se de que saiba como restaurá-lo caso ocorra algum problema.

Observe que as informações neste artigo são fornecidas apenas para fins de suporte e solução de problemas de produto.

O GGTY não se responsabiliza por quaisquer danos causados em decorrência desta dica. Siga-a sob sua conta e risco.




About the author

Consultor de TI e fotógrafo amador nas horas vagas

1 Comentário. Faça o seu comentário agora:

  1. by ylecio

    não consegui desinstalar ;e ainda falava que era um programa desconhecido que estava sendo usado;bom pra terminar ,restaurei o pc antes da tentativa e passei o anti virus e pesquisei meu registro.

Faça o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>